Agrupamento de Escolas de Santo António
Caracterização
O Agrupamento de Escolas de Santo António (AESA), entrou em funcionamento em 2007 e está inserido no Programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) desde 2010, por estar inserido num território e contexto socioeducativo com índices mais elevados de pobreza e de exclusão social, onde é necessário garantir a inclusão de todos os alunos, combater o abandono, promover a qualidade das aprendizagens. O AESA oferece cursos do ensino regular desde a educação pré-escolar ao 12.º ano, Percursos Não Formais com Cursos de Educação e Formação, Cursos Profissionais e Educação e Formação de Adultos, sendo ainda protocolado com o Centro Qualifica do Barreiro, que permite dar respostas educativas específicas e contribuir para uma melhor capacitação e inclusão dos alunos.
O Agrupamento de Escolas de Santo António está organizado da seguinte forma:
- Escola Básica e Secundária de Santo António (Escola sede)
- Escola Básica da Cidade Sol (1º Ciclo e JI)
- Escola Básica de Coina (1º ciclo)
- Escola Básica de Penalva (1º ciclo e JI)
- Escola Básica da Vila Chã (1º ciclo e JI)
- Escola Básica de Santo António (1º ciclo)
- Jardim de Infância da Fonte Feto (JI)
Os intervenientes
A multiculturalidade é uma das caraterísticas do Agrupamento de Escolas de Santo António que acolhe e integra alunos, de diversas culturas, com diferentes necessidades efetivas (cognitivas e físicas) e diferentes níveis de desenvolvimento (comportamental, mental e físico).
A Visão do Agrupamento de Escolas de Santo António
O Agrupamento de Escolas de Santo António tem como visão ser um Agrupamento aprendente e inclusivo, de referência para todos os alunos e respetivas famílias, promovendo o sucesso académico e profissional, sustentados nas competências do futuro.
As lideranças e as equipas formativas do AESA contribuem para o reconhecimento público das boas práticas pedagógicas (selos eTwinning, segurança digital, selo Protetor de Crianças e Jovens, Escola + Saudável, Eco-Escolas, Escola Sem Bullying; projetos REEI, Escola Amiga dos Direitos Humanos, Ubuntu, Includ-ed, guião de inclusão das comunidades ciganas/DGE, Clube Ciência Viva, Selo EQAVET,..).
A missão da Diretora
Enquanto Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo António, comprometo-me a continuar a assegurar uma cultura de equidade através de um processo contínuo que exige lideranças comprometidas e colaboração de toda a Comunidade Escolar, proporcionando uma escola mais aberta, acolhedora, inclusiva para TODOS e com respostas efetivas para os desafios futuros.
Tenho como grande objetivo, prestar um serviço educativo de qualidade e inovador, aliado às tecnologias, formando cidadãos responsáveis e cumpridores de regras, num ambiente participativo e integrador, tendo como orientação as Aprendizagens Essenciais, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Conheço plenamente todo o seu contexto educativo, pedagógico, social e administrativo e perante a diversidade de alunos e contextos, terei como grande desafio proporcionar respostas adequadas a todos os alunos ao nível da integração, das aprendizagens e do sucesso educativo.
Construirei pontes de aprendizagens, valorizando a diversidade e a inclusão, destacando a importância do papel das lideranças, quer de topo, quer intermédias no contributo para o acolhimento, a integração e bem-estar de TODOS.
Trata-se de um projeto promissor, com muitas potencialidades para o desenvolvimento das competências dos alunos, com domínio prático de determinadas tarefas, aliando o digital ao currículo.
“Todas as culturas são válidas e a existência constrói-se na diferença”.
Malinowski