COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA 

No âmbito da requalificação da Escola Básica e Secundária de Santo António, e na sequência dos e-mails que temos recebido com pedidos de esclarecimento, preocupações e reclamações, cumpre-me comunicar o seguinte: 

As vossas preocupações são também as nossas preocupações! 

Desde que fomos informados do início da requalificação, em julho de 2025, a Direção e a Associação de Pais alertaram antecipadamente a CMB, entidade responsável pela obra, para a obrigatoriedade de serem asseguradas todas as condições de segurança, o bem-estar no recinto escolar e a manutenção das condições adequadas ao ensino e à aprendizagem. 

Esse acompanhamento tem sido permanente e contínuo! 

Sempre que, no decorrer da obra, identificamos situações que possam comprometer as condições mínimas de segurança, comunicamos de imediato à entidade responsável, exigindo a sua rápida resolução. Todos os e-mails e preocupações que nos têm sido transmitidos são prontamente encaminhados para as tutelas e para os responsáveis da obra. 

Reiteramos que a Direção não tem cessado esforços ao longo deste processo de requalificação. Sabemos que este é um período exigente para todos, mas estamos convictos de que o resultado final será uma escola mais segura e mais preparada para responder às necessidades dos nossos alunos. 

Agradeço, de forma muito reconhecida, ao Conselho Geral, à Associação de Pais/Encarregados de Educação e a toda a Comunidade Educativa — Docentes, Não Docentes, alunos e famílias — a resiliência, a compreensão e o espírito de colaboração que têm demonstrado. 

É esta união que nos fortalece! 

Contamos convosco para continuarmos a caminhar juntos, com confiança e sentido de responsabilidade, para que possamos ultrapassar estes desafios e alcançar o objetivo comum: uma escola melhor para todos! 

Agrupamento de Escolas de Santo António, 13 de fevereiro de 2026 

A Diretora,
Paula Domingues